Populariza

Uma nova iniciativa colaborativa ganha força com o Simpósio.

A UFRJ aprovou este ano o projeto de extensão Populariza a Ciência do Câncer, com a ambição de ampliar parcerias no território do Rio de Janeiro, com mais presença sobretudo em áreas periféricas, focando em dois campos:

Comunicação e Saúde

Você já conhece o Podcast Oncobiologia, certo?

Com o Populariza ele vai ganhar reforço!



Popularização da Ciência do Câncer

Objetivos

  1. Mobilizar comunicadores populares, artistas e moradores de periferias para coproduzir campanhas digitais contextualizadas sobre câncer.

  2. Aproximar comunidades locais e instituições científicas do Programa de Oncobiologia, promovendo trocas próximas entre ciência e sociedade.

  3. Apoiar estudantes universitários como comunicadores populares da ciência do câncer nas redes sociais.

  4. Fortalecer o compromisso do Progrma de Oncobiologia, da UFRJ e toda rede institucional, com estratégias sensíveis à realidade local, reduzindo desigualdades no acesso à saúde, ciência, tecnologia e arte.

Piloto

Na parceria com a BEM+ Laboratório Informal, uma célula de ciência cidadã da Biblioteca Engenho do Mato, em Niterói, vamos iniciar as ações no território em um local estratégico: bem no início dos caminhos trilhados por Charles Darwin, um roteiro turístico científico. A biblioteca, que abrigará um estúdio comunitário de podcast em fase final de estruturação, fica entre duas escolas públicas (estadual e municipal) além de ser vizinha de uma unidade médica da família.

A ideia é articular educação, saúde e comunicação na prática da popularização científica do Programa de Oncobiologia. O projeto de extensão Populariza a Ciencia do Câncer, cadastrado na UFRJ, é liderado pela vice-coordenadora do Programa, Dra Gabriela Nestal de Moraes. A iniciativa piloto é liderada pelo coordenador do Núcleo de Divulgação Científica, Dr Felipe R. Siston, e seu grupo credenciado. Saiba mais aqui.

Como participar

Seja um patrocinador da popularização da ciência

Seu apoio ajuda a manter bolsas de estudantes, iniciativas de extensão, na Rádio UFRJ, o estúdio comunitário de podcast em fase de montagem bem no início dos caminhos de Darwin em Niteroi e ações de comunicação popular em saúde. Acesse aqui as formas de apoio, adquira a sua e retire no evento.

Conheça algumas das recompensas:

Conecte-se com a Rede

Siga os grupos e laboratórios parceiros que já fazem parte da nossa rede digital de popularização no instagram: @glycobiologyofcancer; @bioinformatics_lbbc; @glicobiologia.metalomica.ifrj; @_genlab @zspgroup; @endoteam.ufrj; @laboratorio_informal

E o seu grupo, cadê? Junte-se a nós!

Vem ampliar com a gente a rede de popularização da ciência do câncer. Conte suas ações de extensão e comunicação popular para oncobiologia@bioqmed.ufrj.br e vamos nos aproximar ainda mais no digital e nos territórios.

A Rádio UFRJ está em campanha para ocupar ondas em FM

A Rádio UFRJ FM tá chegando, mas precisa de você pra estrear com tudo! Se você curte nosso trabalho, apoie com um Pix pra radio@forum.ufrj.br. Sua contribuição ajuda a garantir nosso funcionamento! Vamos juntos fortalecer a radiodifusão pública e educativa? Assista aqui o vídeo no instagram deles.

 

 

Conheça e apoie a Fundação do Câncer

A Fundação do Câncer foi criada em 1991 pelo Dr. Marcos Moraes, um dos mais importantes oncologistas do país, para apoiar as ações do INCA e do Ministério da Saúde em prol do controle do câncer. A instituição não tem fins lucrativos e há quase 30 anos trabalha na captação de recursos, gestão e desenvolvimento de projetos em diversas áreas.  Para apoiar estas e outras ações, projetos e programas da Fundação do Câncer, pessoas físicas e jurídicas podem realizar doações e fazer parte da missão de “atuar no controle do câncer”. Seja doador da Fundação do Câncer. Apoie a luta pela vida!